Como criar um logotipo grátis para a sua empresa?

Criar um logotipo grátis para seu negócio, não precisa ser algo complicado. Então, hoje nós trazemos uma dica muito legal para você criar um logotipo que agrade, e faça com que seus clientes lembrem de você.

Para esta dica, vamos usar o editor de logotipos de uma ferramenta que você provavelmente já ouviu falar, o Canva. Esta ferramenta online de design gráfico, já é sucesso em todo o mundo, e desta vez, é você quem fará uso dela. São inúmeras possibilidades de uso, tanto para os projetos gráficos para seu negócio, como para algo que você queira simplesmente usar em sua rede social pessoal.

Mas vamos nos ater ao conteúdo principal que é Criar um Logotipo grátis para a sua empresa.

Acessando o Canva!

Antes de mais nada, vamos começar acessando a ferramenta. Para isso, basta acessar o Canva através deste link. Para usar o Canva, você precisa criar uma conta, que pode ser grátis ou paga. Neste tutorial, vamos usar o modelo gratuito de uso, que por sinal, traz muitas opções para criar artes muito bacanas.

Acessando o Canva - Cirar logotipo grátis
Acessando o Canva para criar sua conta grátis.

Procurando um modelo para seu logotipo.

Logo após realizar seu cadastro, você verá uma tela parecida com a imagem abaixo. E é nesta tela inicial que começaremos a nossa missão de criar um logotipo que mostre a identidade do seu negócio.

Tela inicial do Canva - Criar logotipo grátis
Aqui vamos procurar os modelos de logotipos que você poderá usar para criar o seu.

São muitos elementos que você pode encontrar nesta tela, vale a pena explorar tudo, mas para criar seu logotipo grátis, você pode achar o atalho padrão para Logotipo que deve encontrar em alguma parte da tela inicial, ou simplesmente digitar no campo de busca a palavra “logotipo”.

Buscando por um modelo de logotipo - Criar logotipo grátis
Digite “logotipos” para ver vários modelos que podem servir de ponto de partida para o seu design.

Logo depois, você será redirecionado para a página onde terá muitas opções de logotipos pré-definidos para editar do jeitinho que você achar melhor.

Além disso, existem algumas opções de logotipos animados, onde existem elementos com movimento, mas neste artigo, iremos explorar a criação de um logotipo tradicional, onde você poderá usar de diversas formas, como no cartão de visitas da sua empresa, e até mesmo enviar para a gente colocar no site que você contratar conosco. 😉

Modelos, templates e inspiração - Criar logotipo grátis
Escolha e clique no modelo que te agrada, e vamos começar!

Começando a criar um logotipo grátis.

Enfim, nós escolhemos o modelo da Maria Estúdio de Ioga, depois, conta pra gente qual modelo você escolheu. 🙂

Após clicar no modelo que deseja usar, uma nova página será aberta, e é nesta página em que você vai conseguir deixar seu logotipo com a cara que você quer dar a ele. Já dissemos que as possibilidades da ferramenta são muitas, neste tutorial vamos passar o básico para você editar seu logotipo, mas pra te ajudar ainda mais, vamos trazer novas dicas ou tutoriais sobre o Canva em breve.

Editando seu logotipo - Criar logotipo grátis
Esta é a tela de edição do Canva. São muitas opções, mas não se assuste com isso, é tudo muito fácil e intuitivo.

Cores do seu logotipo.

Vamos começar pela cor do fundo, para alterar, basta clicar sobre alguma área do seu design que não tenha nenhum elemento, e você verá um quadradinho na barra superior mostrando a cor atual do design. Clique nele, e será mostrado o menu de cores na esquerda. Basta clicar na cor que deseja para seu logotipo, e esta cor já preencherá o fundo da sua arte.

O mesmo processo vale para o ícone, basta clicar nos elementos que deseja modificar, e escolher a opção que deseja. (alguns elementos podem não ser passíveis de alteração de cor)

Testando cores para seu logotipo - Criar logotipo grátis
Em nosso exemplo, usamos o azul turquesa, e depois mudamos para o nosso roxinho com elementos e textos em branco. Vai ficar lindo!

Editando textos.

Para o texto, o processo é similar a algum editor de texto que você já deve ter visto, clicando no “A” e escolhendo a cor da mesma forma já feita, o mesmo vale para a fonte, tamanho, deixar em negrito, e etc. Explore as ferramentas, use sua imaginação sem medo. Ah, caso altere algo e não goste do resultado, basta apertar CTRL + Z (Windows) ou Command + Z (Mac) para desfazer.

Vamos mudar o texto então, para mostrar como faz. Basta clicar 2x no texto, para ele ficar selecionado e editável, escreva o que quiser, no caso o nome da sua empresa, e um slogan, caso tenha um. Em nosso exemplo, mudamos de “Maria Estúdio de Ioga” para “Claudia Floricultura”.

Editando textos do seu logotipo - Criar logotipo grátis
Ao clicar no texto, a caixa de edição será aberta acima. Edite tudo o que quiser aqui.

Editando tamanhos.

Para mudar o tamanho do ícone (esta maneira pode ser usada no texto também), basta clicar no elemento, no caso a flor, e redimensionar, puxando uma das bolinhas nos cantos com o mouse, até que esteja no tamanho que você desejar.

Redimensionando elemento no Canva
Use o mouse para puxar um dos cantos da imagem para redimensionar.

Redimensionando elemento no Canva

 

Note que após redimensionar, nosso ícone ficou descentralizado. Não se preocupe, é muito fácil consertar isso. Basta agarrar e soltar o elemento até uma linha mostrar que está centralizado, ou, com o elemento selecionado, clicar no botão Posição que fica à direita na barra superior. Uma caixa de opções será mostrada, e você poderá centralizar novamente seu elemento ao centro horizontalmente.

Posicionamento no Canva
Escolha entre as opções de posicionamento, vertical ou horizontal.

Agora, o conjunto completo de seu logotipo ficou descentralizado verticalmente. Para centralizar tudo direitinho, você deve agrupar todos os elementos juntos, selecionando todos eles com o comando CTRL + A (Windows) ou Command + A (Mac). Você verá todos com a caixinha azul ao seu redor. Para agrupá-los, clique no botão Agrupar que também aparecerá à direita da barra superior. Após agrupar tudo, você pode usar o posicionamento (botão Posição) para centralizá-los.

Agrupando elementos no Canva
Após agrupar, o botão será visto como Desagrupar, caso queira mover apenas um elemento de cada vez.

Exportando seu design.

Enfim, vamos baixar seu logotipo para usar da forma que precisar.

Primeiramente, clique no botão Baixar que fica no canto superior direito. Uma caixa de opções será mostrada, tendo algumas opções disponíveis apenas no plano pago.

Depois, escolha o formato que deseja, pode ser PNG, JPG, PDF, entre outras. Depois de escolher, clique no botão da caixa Baixar. O Canva irá processar o design…

Exportando seu logotipo no Canva - Criar logotipo grátis
Escolha a opção de formato que preferir.

… e pronto! Agora seu negócio conta com um logotipo super bonito, personalizado pela pessoa que mais entende dele. Você ♥

Assim como a gente, esperamos que você goste dessa ferramenta super prática, que facilita muito a vida de quem precisa desenvolver artes gráficas, posts para redes sociais, entre outras coisas.

Um super abraço de toda a nossa equipe, e bons designs!